Após a inauguração das novas sedes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, o Governo do Estado mantém ritmo grande de obras em mais 24 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de R$ 56 milhões. As obras são coordenadas pela Secretaria das Cidades.
As duas unidades mais adiantadas ficam em Altamira do Paraná e Douradina, cujas estruturas já estão praticamente prontas e devem ser inauguradas em breve. Outras quatro obras em andamento já ultrapassaram 50% de execução: Nossa Senhora das Graças (87%), Prado Ferreira (84%), Piên (58%) e Boa Vista da Aparecida (67%), enquanto Guamiranga (34%), Santo Inácio (9%) e Ariranha do Ivaí (7%) têm obras em execução ainda em fases mais iniciais.
Outros municípios que já foram autorizados a iniciarem a licitação a partir do projeto entregue pelo Estado são Alto Paraíso, Kaloré, Cambira, Rio Branco do Ivaí e Capitão Leônidas Marques. Além deles, há projetos em análise e em elaboração para municípios de Tunas do Paraná, Roncador, Nova Londrina, Guaraniaçu, Catanduvas, São Tomé, Cantagalo, Arapongas e Rio Bonito do Iguaçu.
As novas sedes seguem um padrão de acessibilidade e estrutura moderna. Todos os espaços são adaptados para atender as necessidades dos estudantes, com salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, além de ambientes destinados a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
