Um bezerro foi atacado e morto por uma onça em uma propriedade rural situada entre os municípios de Mariluz e Goioerê, nas proximidades do Rio Goioerê. O incidente foi relatado pela proprietária do animal, que está iniciando suas atividades no ramo da pecuária e atualmente possui poucas cabeças de gado.
Segundo ela, após o ataque, a onça arrastou o bovino para dentro da mata, onde se alimentou do animal. A proprietária afirmou que percebeu o ocorrido devido ao pequeno número de animais em sua criação, situação diferente das propriedades vizinhas, onde a boiada é maior.
O Instituto Água e Terra (IAT) informou que o avistamento de onças tem se tornado cada vez mais frequente, em razão da preservação da fauna local. O órgão orienta os criadores de gado a adotarem medidas preventivas para evitar ataques de felinos, como manter os animais em abrigos noturnos seguros, reforçar a iluminação nas áreas de criação, instalar dispositivos sonoros como sinos e rádios, além de cercas elétricas, que podem ajudar a afugentar os predadores.
Outras recomendações do IAT incluem a manutenção da limpeza dos terrenos, a organização dos nascimentos de bezerros para épocas de menor risco e, quando possível, o afastamento do rebanho das áreas de mata. O Instituto também ressalta a importância de que, em caso de ataque, os proprietários comuniquem imediatamente o órgão para que as medidas cabíveis sejam tomadas.