A Secretaria Municipal de Agricultura de Laranjeiras do Sul realizou mais uma importante ação voltada ao fortalecimento da pecuária leiteira: a recarga de nitrogênio líquido em botijões de sêmen bovino. A iniciativa beneficia mais de 60 produtores rurais do município e tem como principal objetivo a melhoria genética do rebanho leiteiro, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade do leite.
Além do serviço de recarga, o momento também foi de orientação técnica. A chefe da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) em Laranjeiras do Sul, Cristiane Kruguer, esteve presente e repassou informações relevantes aos produtores rurais. Ela destacou a importância da prevenção e controle de doenças como Brucelose e Tuberculose, que são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas aos seres humanos por meio do contato direto com animais infectados ou pela ingestão de leite e derivados não pasteurizados.
Cristiane explicou que, no caso da Brucelose, a vacinação de bezerras entre 3 e 8 meses de idade é obrigatória, utilizando as vacinas B19 ou RB51, sendo esse procedimento realizado exclusivamente por médicos veterinários. Também é essencial realizar exames anuais em todo o rebanho para verificar se há animais contaminados. “O produtor deve ficar atento na hora de adquirir novos animais, buscando sempre aqueles com guia de trânsito animal (GTA), devidamente vacinados e com exames negativos para a doença”, reforçou.
Sobre a Tuberculose, Cristiane alertou que não existe vacina para prevenção. A transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto com animais doentes, especialmente pelas secreções respiratórias. A orientação é que os produtores realizem exames anuais em todo o rebanho leiteiro e, ao adquirir novos animais, exijam a GTA e comprovantes de exames negativos.