sexta-feira, julho 18, 2025

Gleisi destaca novos investimentos em saúde para 370 municípios do Paraná

A saúde pública do Paraná está recebendo um novo impulso com os investimentos anunciados pelo presidente Lula nesta quinta-feira (17). Ao todo, 370 municípios do estado serão contemplados com obras e equipamentos que vão reforçar o atendimento pelo SUS.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comemorou os anúncios. “São obras e equipamentos para fortalecer o SUS, ampliar o acesso à saúde, melhorar o atendimento e garantir o cuidado que a nossa gente merece. É o governo do presidente Lula presente na sua cidade e fazendo a diferença na vida de todos os paranaenses”, destacou.

Os investimentos fazem parte de um grande pacote de ações do governo federal por meio do Novo PAC Seleções. Para o Paraná, estão previstos:

* 50 ambulâncias do SAMU
* 22 novas Unidades Básicas de Saúde
* 7 novos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
* 14 Unidades Odontológicas Móveis
* 282 Kits para Teleconsultas (telessaúde)
* 353 combos de equipamentos pra reforçar o atendimento nas unidades

Com o programa PAC Seleções, o Governo Federal realiza obras e empreendimentos para a população em áreas essenciais a saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados na escolha da aplicação de recursos.

Um dos destaques é o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A estratégia começa a ampliar os turnos de atendimento em policlínicas, ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por exemplo, em parceria com estados e municípios. A medida atinge tanto unidades públicas quanto privadas e visa a redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde, o SUS.