sábado, maio 10, 2025

Virmond - Secretaria Municipal de Saúde conta com reforço aéreo no combate ao mosquito aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Virmond deu mais um passo no enfrentamento à dengue e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A equipe de Endemias agora conta com o apoio de um drone de alta precisão, utilizado para mapear e monitorar áreas de difícil acesso, como telhados, calhas e terrenos com acúmulo de água.

Com o uso do equipamento operado por profissional credenciado, é possível identificar com maior agilidade e segurança possíveis focos do mosquito em locais onde o acesso manual seria limitado ou até inviável. As imagens registradas são armazenadas e, se houver constatação de foco do mosquito, o proprietário do imóvel é notificado para que realize a limpeza do local.

Segundo a coordenadora de Endemias, Adriana Leal dos Santos, a tecnologia tem sido uma importante aliada na prevenção:

“No início de 2025, tivemos dois casos confirmados de dengue em Virmond, mas ambos os pacientes já se encontram recuperados. Hoje, felizmente, não há casos confirmados no município, apenas notificações em análise. Mesmo assim, o alerta continua”, afirmou.

A coordenadora reforça que o cuidado deve ser constante por parte da população, especialmente em relação a pontos como vasos de plantas, calhas, recipientes ao ar livre e qualquer local que possa acumular água.

“Com o trabalho em conjunto da população e das equipes de saúde, podemos manter o município livre da dengue e preservar a vida”, conclui Adriana.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada, e que cada ação preventiva faz a diferença na promoção de uma saúde pública de qualidade.