sábado, maio 17, 2025

UTFPR promove o 1º encontro de benzedeiras e mostra de saberes populares

Entre os dias 21 e 23 de maio, será realizado, na UTFPR de Dois Vizinhos, o 1º Encontro de Benzedeiras e 1ª Mostra Cultural de Saberes Populares do Ofício de Benzer. O evento acontece, em sua maior parte, no Auditório Dr. Douglas Sampaio Henrique, na instituição de ensino duovizinhense. A programação é extensa, em um evento que contará com oficinas, palestras, mostra fotográfica, documentários, festival da canção e danças.

“É um evento bastante amplo, que tem a abertura na quarta-feira, 21, mas que tem, na quinta-feira, 22, uma grande quantidade de atividades abordando as práticas do benzimento, curso sobre uso das plantas medicinais, dança, apresentação das produções documentais que já fizemos, cursos de aprendizagem com plantas medicinais, alimentícias, orquídeas, além de oficina literária para aprender a escrever a respeito desses saberes das benzedeiras, como tornar isso uma obra literária, os depoimentos que elas nos repassam.

 Na sexta-feira, 23, temos uma roda de conversa, troca de saberes entre as benzedeiras e troca de plantas medicinais na manhã do dia 23. Convidamos todos que queiram participar que levem suas plantas para trocar com os demais”, resumiu a professora Patrícia Fernandes, que está coordenando o evento