Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de uma serra móvel clandestina e de toras de madeira da espécie Cedro Rosa (Cedrela fissilis), em um imóvel no perímetro urbano de Prudentópolis.
A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima, que apontava a existência de atividade madeireira irregular no local. Ao chegar ao imóvel, a equipe confirmou a denúncia: além da serra móvel instalada sem autorização, foram encontradas pranchas e toras de Cedro Rosa, uma espécie nativa brasileira considerada ameaçada de extinção.
Segundo a PM Ambiental, os responsáveis não apresentaram qualquer tipo de licenciamento ambiental, tanto para o funcionamento do maquinário quanto para o depósito da madeira. Com isso, os agentes lavraram um termo circunstanciado contra o proprietário e efetuaram a apreensão dos materiais.
No total, foram apreendidos 4,423 metros cúbicos de madeira beneficiada, além de uma serra móvel. Também foi aplicado um auto de infração ambiental no valor de R$ 2.700,00. A madeira apreendida foi destinada de forma legal, contribuindo para a preservação da espécie.
A operação reforça o papel da Polícia Militar do Paraná no combate ao desmatamento ilegal e à exploração predatória dos recursos naturais.
“Ações como essa são fundamentais para coibir o comércio ilegal de madeira nativa e preservar o que resta das nossas florestas”, destacou a corporação.