sexta-feira, dezembro 08, 2023

Guarapuava inaugura primeiro Parque Sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na tarde dessa quinta-feira (7 de dezembro), a Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA) recebeu os pais, crianças e jovens, para a inauguração do primeiro Parque Sensorial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Parque é composto por estações de brincar, criadas também com alguns elementos naturais, e que buscam estimular sensorialmente crianças, jovens e adultos. A iniciativa busca promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de estimular as relações afetivas.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância do ambiente para as pessoas com TEA. “Um parque sensorial desempenha um papel muito importante na vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Com uma variedade de estímulos sensoriais controlados, como texturas, luzes e sons, o parque proporciona uma experiência enriquecedora. Isso não apenas auxilia no desenvolvimento das habilidades sensoriais, mas oferece um espaço seguro e inclusivo para interações sociais. Estou muito contentes de poder ter um local assim aqui em Guarapuava”, salientou o prefeito.

Segundo a atual presidente da AGMA, Eliane Scavronski, nos últimos anos, o número de famílias que buscaram apoio na AGMA vem crescendo diariamente, assim como os sonhos, planos e metas da Associação.

Ainda durante o evento, a vereadora Bruna Spitzner deu a notícia de mais uma conquista da AGMA.

Para os pais, o Parque Sensorial é mais um recurso que auxiliará no desenvolvimento de seus filhos.