quinta-feira, dezembro 29, 2022

EXEMPLO - Campanha em Chopinzinho orienta a não soltar fogos de artifício sonoros

Com as festas de final de ano , a prática de soltura de fogos é um hábito tradicional, uma forma de saudar o ano novo que se inicia. Porém, diversos problemas são ocasionados pelo manuseio de fogos de artifícios sonoros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, milhares de pessoas sofrem lesões decorrentes do uso de fogos de artifícios ocasionando queimadura, lesões com lacerações e cortes, podendo chegar até situações de amputações de membros superiores, lesões de córnea, lesão auditiva e perda de visão e de audição.

Além destes inúmeros problemas, a soltura de fogos traz graves desconfortos para pessoas com necessidades especiais, crianças, idosos, pacientes acamados, pessoas com transtorno do espectro autista, sem falar dos animais.

No Município de Chopinzinho, existe a Lei 3.904/2021 que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício sonoro, sob pena para o infrator

O intuito é garantir que as pessoas não tenham sua saúde afetada num momento tão especial de confraternização como as festas de fim de ano. Os fogos sem efeito sonoro são uma ótima opção para quem deseja deixar a data ainda mais colorida. (Fonte: Assessoria).