terça-feira, dezembro 28, 2021

DER vê problemas em um a cada 5 quilômetros de rodovias do Anel de Integração

 Em cada cinco quilômetros das rodovias do Anel de Integração do Paraná, um não atende a requisitos mínimos de qualidade previstos nos contratos de pedágio, encerrados no último mês de novembro. Este é um dos resultados preliminares de uma auditoria realizada a pedido do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) nas faixas de rolagem e acostamentos das rodovias. O governo do Paraná anunciou, que vai cobrar as empresas na Justiça pelo ressarcimento dos custos necessários para reparar as irregularidades encontradas pela auditoria.

Os trabalhos da auditoria tiveram início em abril de 2021 e seguiram até o último mês de setembro. Segundo o levantamento, todas as seis concessionárias de pedágio encerraram seus contratos deixando uma série de irregularidades na superfície das pistas das rodovias. Segundo o DER, esses danos podem afetar o fluxo de veículos, assim como colaborar no aumento do desgaste do asfalto, uma vez que – entre outros fatores – a drenagem de águas da chuva acaba sendo prejudicada.

Governo vai pedir indenização das empresas

Ações de fiscalização do DER-PR já resultaram em autos de infração contra as empresas responsáveis pelas concessões de pedágio – o total pode chegar a R$ 1,5 bilhão em multas às empresas por problemas nas faixas de rolagem e nos acostamentos. Agora, a auditoria deve apontar, em sua versão definitiva, os custos totais necessários para que o Estado faça os reparos que as empresas, de acordo com o DER, deixaram de fazer.