Oficiais da Defesa Civil, de Guarapuava, visitaram Rio Bonito do Iguaçu para conhecer o atual governo e fazer alguns esclarecimentos de como vão atuar se eventualmente for preciso. Notadamente em casos de catástrofes, como temporais, incêndios e afogamentos, que lamentavelmente ainda registramos, principalmente na época do verão, nos lagos do Iguaçu e, sobre o Plano de Contingência, que trata especificamente de casos de evacuações, se existir necessidade. Como por exemplo, o rompimento de uma barragem, principalmente em épocas de muitas chuvas.
O Major José Adriano Prado Spack e o Primeiro Tenente Ramalho, do 12° Grupamento de Bombeiros de Guarapuava- PR, foram recebidos pela Primeira Dama Olide Bovino juntamente com o Vice-Prefeito Rildo Safraider, os Secretário de Administração, Irineu Camilo; de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Beloni; Gilmar Zanotto e Flavio Barbosa.
Na oportunidade o principal assunto discutido foi sobre o plano de Contingenciamento, que está sendo elaborado pelo Município de Rio Bonito do Iguaçu, em colaboração com as Usinas de Salto Santiago e de Segredo, para numa eventual evacuação da população ribeirinha a jusante e a montante da barragem da Usina Hidroelétrica de Salto Santiago, na área relacionada ao município de Rio Bonito do Iguaçu.
Os principais pontos do Plano de Ação, referem-se ao número de famílias, número de animais, pontos de evacuação, coordenadores de setor, e grupo de comunicação. Ainda, orientação às famílias antes, durante e depois de eventuais problemas que venham ser registrados.