sexta-feira, abril 17, 2020

Técnicos do Senai reforçam equipe que repara respiradores no PR

A partir desta semana, técnicos do Senai em Curitiba passam a reforçar a equipe de profissionais que faz a manutenção de respiradores hospitalares danificados no Paraná. A ação será executada pelo FABLAB da Indústria, localizado na Cidade Industrial. Os respiradores são utilizados para atendimento de pacientes com forte insuficiência respiratória, uma das consequências mais graves da Covid-19. O trabalho já é realizado pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica de Maringá.

O local já recebeu 19 respiradores para manutenção desde o dia 1º de abril, quando as atividades tiveram início. Desse total, 10 aparelhos estão em manutenção e outros 8 estão em fase de calibração – apenas um foi avaliado e teve sua manutenção considerada inviável. A unidade localizada no noroeste do estado ainda espera receber mais 10 ventiladores pulmonares para manutenção nos próximos dias.

O supervisor dos cursos técnicos em Mecânica do Senai e do FABLAB da Indústria, Sander Costa Pinto, afirma que há uma preocupação muito grande em garantir as condições sanitárias no manuseio dos equipamentos.

Em todo o Brasil, estima-se que cerca de três mil e 600 ventiladores pulmonares estão fora de operação. As ações realizadas no Paraná acompanham uma iniciativa do Senai, em âmbito nacional, para recuperar todos os equipamentos que estão nessas condições no país. A gerente da unidade do Senai na Cidade Industrial, Tânia Mara Rinaldi, conta que 46 pessoas estão envolvidas diretamente na atividade. Os profissionais são cedidos por empresas parceiras do projeto.