Organizado pela Liga de Handebol do Paraná, o Campeonato Paranaense de Handebol Infantil está em contagem regressiva para o início dos jogos. O arremesso inicial será dado nesta sexta-feira (04.10), a partir das 13h20, com partidas simultâneas em quatro praças esportivas de Guarapuava (PR), cidade que recebe pela terceira vez uma competição estadual das categorias de base.
Realizada em etapa única, a disputa reúne 39 equipes da categoria sub-14, nos naipes feminino e masculino. Serão duas rodadas classificatórias, além das semifinais e finais nos ginásios de esportes Joaquim Prestes, do Gresga, do 26º Grupo de Artilharia de Campanha do Quartel do Exército e do Centro de Iniciação ao Esporte Professor Antônio Carlos de Paula. Os campeões vão ser conhecidos no domingo (06.10), após 89 partidas.
Vinte e seis municípios estarão representados na disputa, sendo eles Alto Paraná, Arapongas, Astorga, Bom Sucesso, Cambé, Campo Mourão, Curitiba, Floraí, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Ivaí, Jardim Alegre, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Mercedes, Ourizona, Palmeira, Ponta Grossa, Santa Izabel do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Saudade do Iguaçu, Tapejara, além da cidade-sede.
Sistema de disputa
Na fase classificatória os times jogarão entre si dentro de cada grupo pelo sistema de rodízio em um turno completo, classificando as semifinais os 1º e 2º lugares de cada grupo na Chave Ouro, enquanto na Chave Prata avançam no naipe masculino os primeiros colocados de cada grupo, e no feminino as primeiras colocadas de cada grupo e a melhor segunda colocada. Os dois últimos classificados caem para a Chave Prata e os dois melhores classificados sobem para a Chave Ouro em 2020.
Premiação
Haverá troféu e medalhas para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar em cada naipe, além de premiação aos atletas destaques das partidas. Os mais indicados concorrem ao Prêmio Melhores do Handebol Paranaense, evento realizado no início do próximo ano.