
Em Francisco Beltrão, ventos fortes destruíram casas e barracões na área rural da cidade — Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão/ Divulgação
A primavera, que começa oficialmente às 22h53 deste sábado (22), é a estação do ano com a maior incidência de tempestades severas.
O fenômeno é resultado do choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, que passam a ser mais frequentes nesta época do ano.
Estes encontros muitas vezes resultam em tornados, vendavais e chuvas de granizo, entre outros, que causam grandes destruições.
No Paraná, estudos indicam que são mais comuns no oeste, sudoeste e noroeste do estado pela proximidade com a Planície do Chaco, um dos fatores responsáveis pelo aquecimento do ar na região.
Prevenção e cuidados
Uma campanha lançada em Marechal Cândido Rondon, no oeste, orienta sobre como agir antes e durante as tempestades. Cartazes e cartilhas serão distribuídos a escolas, associações e igrejas.
A iniciativa da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, prefeitura e da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste) surgiu da falta de informação percebida em novembro de 2015, quando a cidade foi parcialmente destruída por uma “família de tornados”.
Segundo a professora de geografia, Karin Hornes, medidas simples podem evitar muitos danos e preservar vidas em situações de catástrofes.
“Ainda há muita desinformação sobre estes fenômenos e como agir. Mas, o primeiro passo é reconhecer que o Paraná é sim uma região de grande incidência, por exemplo, de tornados. Não é coisa só dos Estados Unidos”, aponta a especialista.
A pesquisadora destaca também a importância de se criar políticas públicas que auxiliem na prevenção de danos, como a exigência de que casas novas sejam construídas com pelo menos um cômodo com cobertura de laje.