O Sindicombustíveis afirmou na manhã desta quinta-feira (24) que pelo menos dois municípios paranaenses já enfrentam escassez total de combustíveis. Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais e União da Vitória, no sul do estado, não tem mais álcool e gasolina nos postos. Ainda é possível encontrar óleo diesel nos municípios.
Paranaguá, no litoral do estado, é um dos municípios que enfrentam maior dificuldade. O sindicato classificou como “muito crítica” a situação atual e afirmou que deve ficar ainda mais grave nas próximas horas.
Nas grandes cidades, como Curitiba, Londrina (norte), Maringá (noroeste), Cascavel (oeste), Guarapuava (campos-gerais) e Foz do Iguaçu (oeste) ainda há combustível, mas o número de postos sem o produto é grande e “vem aumento rapidamente”, segundo o sindicato.
Na capital, o jornalista Roger Pereira do Paraná Portal passou por pelo menos seis postos de combustíveis nesta manhã que estavam sem combustível. Onde foi encontrado, a fila chegava a esquina do posto e a gasolina é comercializada a R$ 4,49. O preço subiu mesmo com duas baixas consecutivas nas refinarias devido a escassez do produto.
Nos municípios mais afastados dos grandes centros a situação é ainda “mais grave”.
Os caminhoneiros de todo o Brasil estão em greve desde a última segunda-feira (21) contra o preço do óleo diesel. Sem o serviço de transporte, o combustível não chega até as cidades.
Os postos estão com longas filas de motoristas para abastecimento dos veículos.