sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Cadastro biométrico deve chegar a 100% do eleitorado paranaense até 2019

90% do eleitorado paranaense deve fazer o cadastro biométrico para as eleições 2018. Até o momento, dos quase 8 milhões de eleitores do estado, mais de seis milhões e quinhentos se cadastraram biometricamente – número equivalente a 85% do eleitorado. Neste ano, 30 municípios passam pelo processo de biometria obrigatória. Em 2017, 182 cidades realizaram o cadastro obrigatório, onde mais de dois milhões de paranaenses foram atendidos pelos fóruns eleitorais.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a previsão é que, até 2019, 100% dos eleitores estejam cadastrados biometricamente. Esta é uma das metas da nova cúpula diretiva do TRE-PR, responsável pela condução do processo eleitoral de 2018. A nova direção é formada pelos Desembargadores Luiz Taro Oyama e Gilberto Ferreira empossados, na tarde de hoje (quinta-feira, 01), como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente.

Além de vice, Gilberto Ferreira também é o novo Corregedor do TRE Paraná. Segundo o magistrado, a fiscalização biométrica é uma das funções realizadas pela Corregedoria.

Para as eleições 2018, algumas regras foram modificadas, por meio, da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel temer (PMDB).

Até a última eleição, não havia limite de gastos para a realização das campanhas eleitorais. Agora, cada candidato terá que respeitar o valor estipulado – de acordo com o cargo.

As doações eleitorais também tiveram mudanças nas regras. Nestas eleições, pessoas físicas podem doar até 10 salários mínimos para cada cargo ou chapa majoritária e, não mais, 10% dos rendimentos brutos.

Mais uma medida da reforma eleitoral é o voto impresso. A impressão dos votos será em 5% das 600 mil urnas eletrônicas do país, de acordo com a Justiça Eleitoral. Segundo o desembargador Luiz Oyama, o voto em papel será depositado em uma segunda urna.