Principal componente da despesa pública, o gasto com pessoal nos municípios é um dos alvos do Plano Anual de Fiscalização (PAF) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em 2017. Analistas do TCE-PR estão fazendo auditorias na folha de pagamento e nos regimes próprios de previdência social (RPPS) em 18 municípios, de todas as regiões do Estado, selecionados a partir de indícios de impropriedades verificados pelos sistemas de controle do Tribunal.
Os auditores do TCE-PR estão avaliando a folha de pagamento de 12 municípios: Cambará, Campina da Lagoa, Carambeí, Faxinal, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Laranjeiras do Sul, Mandaguari, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha e Siqueira Campos. Eles verificam a regularidade da folha de pagamento, com a análise de verbas (como horas-extras, gratificações e adicionais de insalubridade e de periculosidade, por exemplo) e aspectos relativos a cargos em comissão.
Segundo a analista de controle da Cofap Francy Isumi, gerente das auditorias na folha de pagamento, a escolha dos municípios auditados seguiu quatro critérios: população entre 10.000 e 50.000 habitantes, maior índice de comprometimento da receita com pessoal, alto percentual de pagamento de horas-extras e maior presença de comissionados na comparação com servidores efetivos. As informações foram obtidas no Sistema de Informações Municipais-Atos de Pessoal (SIM-AP).