quarta-feira, abril 19, 2017

Nova Laranjeiras - Prefeito eleito no Município deve ser investigado por compra de voto


A coligação “RUMO NOVO COM A FORÇA DO POVO”, formada por PMDB/PT/PDT/PSB, ingressou com pedido na Justiça Eleitoral para que o prefeito eleito de Nova Laranjeiras, José Lineu Gomes, do PPS, seja investigado por compra de voto.

A solicitação é baseada em depoimentos de testemunhas. Áudios e vídeos anexados à petição indicam o crime eleitoral, que pode resultar em cassação e até em inelegibilidade.

José Lineu Gomes foi o mais votado em Nova Laranjeiras, munícipio da região Central do Paraná, com 52,74% na eleição suplementar em dois de abril. O prefeito que havia sido reeleito em outubro passado, Eugênio Milton Bittencourt, teve a candidatura indeferida em razão das contas reprovadas pelo Tribunal de Contas.

Em um dos vídeos , sem saber que está sendo filmada, uma eleitora da comunidade rural Rio Bananas interior do município , conta que recebeu cesta básica em troca dos votos dela e da família para o então candidato José Lineu Gomes. Na mesma gravação, a mulher diz que, em troca do apoio, a conta de luz da casa dela foi quitada. Ela afirma que recebeu até um botijão de gás como forma de pagamento para confirmar o número “23” do candidato na urna.

Os relatos se multiplicam. Em outro vídeo, a eleitora conta que o marido recebeu das mãos de Lineu Gomes um vale mercado , no valor de R$400, para que os dois o apoiassem. “Lineu fez o vale”, diz.

Numa outra gravação, um eleitor afirma que teve os votos da família comprados por R$ 1 mil .A negociação foi feita, segundo o homem, pelo filho de Lineu, “o Junior”. Metade do valor não teria sido quitado segundo ele no vídeo , mesmo após o pleito, ele declara. 

A ação , protocolada na 45ª Zona Eleitoral - Comarca de Laranjeiras do Sul, requer que “(...) seja julgada, ao final, totalmente PROCEDENTE a presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, reconhecendo-se a responsabilidade do investigado por abuso de poder econômico e, em especial, pela captação ilícita de sufrágio, cominando-lhe com cassação do registro de candidatura, bem como a sanção de inelegibilidade para as eleições atuais e por oito anos subsequentes, além das demais penas previstas no inciso XIV do art. 22 da Lei Complementar n.º 64/90 e artigo 41-A, da Lei 9.504/97. Deixa-se de atribuir valor à causa, por ser inestimável. Nestes termos, pede deferimento”

O documento é assinado pelo advogado Vinícius Benvenutti OAB/PR 39925.


Em Nova Laranjeiras, 7.961eleitores estavam aptos a votar. Lineu Gomes recebeu 3.283 votos . O adversário Altamiro Braga (PMDB) teve 2.942 (47,26%) votos, uma diferença de 341 votos.

A posse do prefeito eleito está marcada para esta quinta-feira (20).

      LINK dos vídeos entregue a justiça eleitoral...click emcima