sexta-feira, abril 17, 2020

Economize água - Paraná enfrenta uma das piores estiagens dos últimos anos

O Paraná sofre com uma das piores estiagens dos últimos anos. Muitas regiões já estão sofrendo com o racionamento de água, como em Curitiba e Região Metropolitana, e a produção de energia também está comprometida, com usinas atuando com metade da capacidade. O momento pede que as pessoas economizem água, mesmo precisando manter a atenção redobrada para a higiene por causa do novo coronavírus.

O Rio Paraná (foto), na fronteira com o Paraguai, reflete a seca. Na região, quase não passa mais água debaixo da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. Em um dos pontos, onde as pessoas agora atravessam a pé, antes só era possível de barco. Embarcações e jet skis que afundaram, estão até sendo vistas novamente. No começo do mês, a baixa vazão proporcionou um cenário diferente das Cataratas do Iguaçu.

O baixo volume do rio afetou a produção da Usina de Itaipu, que está operando apenas com a metade da capacidade. Outras seis hidrelétricas do Paraná também estão com operação reduzida, mas segundo o operador nacional não há risco de desabastecimento, porque o sistema é integrado e outros estados garantem a geração de energia para todo o país.

Racionamento de água

“Recomendamos um consumo econômico, que as pessoas priorizem a higiene pessoal, sobretudo nesse momento de pandemia, e também alimentação. Evitem o desperdício, como usar água potável para lavar calçadas, lavar carros, e também pequenas ações individuais como banhos mais curtos”, disse Fábio Basso, gerente de produção Companhia Saneamento Paraná, a Sanepar.

Previsão não é boa!

E é melhor economizar mesmo. Principalmente porque a previsão não é nada boa: segundo os meteorologistas, não vai chover o suficiente para recuperar os reservatórios, pelo menos nos próximos três meses.