quarta-feira, outubro 21, 2020

Região de Laranjeiras do Sul tem 19 inspetores do Crea-PR eleitos para o mandato 2021-2023

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) escolheram os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. Nas quatro Inspetorias (Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Irati e União da Vitória) que fazem parte da regional do Crea-PR, em Guarapuava, foram eleitos 19 inspetores.

Conforme o gerente da regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro Eletricista, Thyago Giroldo Nalim, o inspetor tem um papel muito importante junto ao Conselho.

“O inspetor tem as principais funções de representar, contribuir com as fiscalizações e orientar. Ele é um representante do presidente do Crea-PR na região, sempre que o presidente não puder estar presente. Além disso, contribui no direcionamento das fiscalizações da modalidade a qual representa, deixando-as mais eficazes. Outra função fundamental é a orientação dos pares, principalmente em relação a legislação e código de ética profissional”, explica Nalim.

O pleito ocorreu para eleger inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), em cada uma das 35 inspetorias do Crea-PR, totalizando 210 vagas.

Na Inspetoria de Guarapuava foram preenchidas cinco vagas, na de Laranjeiras do Sul quatro, na de Irati quatro, e na de União da Vitória seis. Totalizando as 19 vagas da região. Todos os inspetores tomam posse juntamente com o novo presidente do Crea-PR, no dia 1º de janeiro de 2021.

O Engenheiro Florestal e Coordenador Adjunto do Colégio de Inspetores, Igor Gallo Pawlak, reeleito na Inspetoria de Laranjeiras do Sul, frisa o compromisso dos inspetores com a valorização e conduta ética das profissões afetas ao sistema Confea/Crea.

"No nosso trabalho, destaco a importância de mediar os assuntos fiscalizatórios e de aperfeiçoamento do sistema, que resultam em regulamentação profissional e benefícios para a própria sociedade”, afirma Pawlak.