segunda-feira, outubro 19, 2020

Polo tecnológico do Sudoeste é um dos mais importantes do Estado

Muitos paranaenses desconhecem, mas a região Sudoeste é reconhecida como um dos mais relevantes polos de produção tecnológica do Estado. Esta condição foi alcançada por iniciativas adotadas no município de Pato Branco ainda na década de 1980 e que se espalharam para outras cidades, como Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

Esta história de sucesso é contada em mais uma reportagem da série Feito no Paraná, que apresenta empresas e produtos paranaenses. “Nosso propósito é demonstrar aos paranaenses a riqueza produtiva do nosso Estado e valorizar o que é feito no Paraná”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Tudo começou com a criação do primeiro curso de Processamento de Dados em Pato Branco, há quase 35 anos. A formação de nível superior foi o pontapé inicial para tornar a cidade um dos maiores polos de tecnologia no Paraná e inspirou outros municípios a seguirem na mesma linha.

Para o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Paraná), Adriano Krzyuy, os três municípios do Sudoeste formam um importante tripé tecnológico para o Paraná e para todo o País. “Estes municípios constam da lista dos 15 que puxam o faturamento e contratação de mão de obra no Estado”, afirma.

De acordo com o Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação recém divulgado pela Assespro, entre os anos de 2007 e 2019, o crescimento do emprego no ramo de serviços de TI cresceu 160% no Paraná, o dobro da média nacional, que foi de 95%. Para Krzyuy, uma das explicações para os bons números do Estado é a presença de instituições de ensino com fomento à pesquisa e inovação. Ao todo são 45 institutos, faculdades e universidades instaladas no Sudoeste.

De acordo com um estudo feito pelo Sebrae em 2019, que mapeou as startups paranaenses, o Paraná tem 1032 startups, sendo que 128 estão no Sudoeste do Estado. Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão ocupam, respectivamente, a quarta, sétima e décima posição entre as cidades do Estado com mais empresas deste tipo.

Enquanto Pato Branco e Dois Vizinhos concentram grande número de empreendimentos voltados à tecnologia na agricultura, as startups de Francisco Beltrão estão voltadas para a área de educação.