segunda-feira, outubro 12, 2020

Ministério de Relações Exteriores confirma reabertura da Ponte da Amizade em 15 de outubro

O Ministério das Relaçções Exteriores do Paraguai confirmou, em postagem neste domingo (11) no Twitter, que está mantida a reabrertura da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil em Foz do Iguaçu, a partir do dia 15 de outubro (quinta-feira).

“O Ministério das Relações Exteriores confirma que, desde o 15 de outubro próximo, se inicia o processo de abertura gradual da frontiera entre Paraguai e Brasil, através da Ponte da Amizade. O encontro presidencial, por questões de agenda, acabou adiado”, diz o comunicado do órgão.

A possibilidade de não reabertura da Ponte da Amizade, fechada no dia 18 de março devido a pandemia do novo Coronavírus, ganhou destaque depois que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, cancelou a agenda em Foz do Iguaçu no dia 15, para reabrir a via.

Bolsonaro e o colega paraguaio, Mario Abdo Benítez, se encontrariam no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, seguiriam para uma visita as obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, depois reabririam a Ponte da Amizade.

De acordo com a imprensa paraguaia, a situação econômica de Ciudad del Este obrigou o governo de Mário Abdo a reabrir as fronteiras sob um rígido protocolo sanitário que limita o horário dos turistas de compras.

Os compristas e empresários, recorda o La Nación, em constantes mobilizações exigiam que a Ponte da Amizade fosse habilitada.

As medidas, que estipulam a entrada de turistas das 5h às 18h, serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e as decisões serão tomadas de acordo com o índice epidemiológico que alegam estar sendo controlado na região.