quarta-feira, outubro 21, 2020

Governo retoma implantação do Parque Estadual da Serra da Esperança

O Governo do Estado retomou o trabalho de implantação do Parque Estadual da Serra da Esperança, uma unidade de proteção integral nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Criado em 2010, via decreto, o Parque nunca funcionou, de fato. Agora o Estado pretende retomar os trabalhos e tornar a área onde fica o Salto São Francisco protegida.

No local já existem outras duas unidades de conservação. A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Esperança, de uso sustentável, e o Parque Municipal com o mesmo nome. O Parque Estadual terá 7 mil hectares e irá englobar a unidade municipal, na região do Salto São Francisco.

“Já foi realizado um levantamento dominial das áreas dentro da unidade de conservação, a quem elas pertencem ou quem está ocupando, e esse levantamento está sendo revisado novamente e vai permitir analisar a situação da regularização fundiária de cada área do parque”, explicou Rafael Andreguetto, diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT).

Essa é uma das etapas de trabalho. Outra tarefa que será realizada até o final desse ano é realizar a licitação para contratar empresa responsável pela elaboração do plano de manejo do Parque Estadual. O plano é a principal ferramenta de gestão e define com detalhes os usos e ocupações da unidade.

Além disso, de imediato algumas normas começam a ser implementadas para visitação no Salto São Francisco, único local com estrutura para visitação. As determinações temporárias, relativas a pandemia, também devem ser seguidas.