terça-feira, setembro 08, 2020

Passaporte sanitário é uma proposta para a reabertura da Ponte da Amizade

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Ciudad del Este, Iván Airaldi, está sendo planejado um protocolo específico para a “reabertura inteligente” da Ponte da Amizade.

“Os comerciantes de Ciudad del Este exigem do governo a reabertura da Ponte da Amizade e aguardem uma solução após os protestos do final de semana, mas propõem como alternativa estabelecer um passaporte sanitário para a travessia de pessoas.” afirmou o secretário de Indústria e Comércio de Ciudad del Este, Iván Airaldi.

Inicialmente, é prevista a circulação, somando ambos os lados, entre mil e 1.500 veículos por dia. Para isso, segundo Airaldi, seria preciso fazer testes periódicos de covid-19 em ambos os lados da ponte, de forma rápida.

“Estamos trabalhando com todos os setores para que Ciudad del Este volte gradativamente à normalidade. Estamos falando de passaporte de saúde na fronteira para a reabertura da ponte, mas também precisamos de ferramentas, como acesso a créditos de salvamento ”, disse Airaldi.

“Não queremos abrir por abrir, mas sim construir um processo para ter ferramentas”, disse o secretário. Segundo ele, apesar do novo coronavírus continuar latente, é preciso gerar competitividade em Ciudad del Este.

A cidade precisa de outros tipos de ajuda, como a aprovação do projeto do regime de reexportação comercial, que a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este já apresentou ao Congresso, além de um tratamento especial para que as empresas tenham acesso a créditos emergenciais.

De acordo com o secretário, 14% das empresas não conseguem ter créditos devido à crise provocada pela pandemia, por isso seria preciso que a concessão do crédito considerasse a situação em 2019.