domingo, setembro 13, 2020

Laranjal, no Paraná, tem quase 70% da população na área rural e é a única cidade do estado sem casos de Covid-19

Laranjal, na região central do Paraná, é a única cidade entre os 399 municípios do estado sem casos confirmados do novo coronavírus, até este sábado (12). A cidade tem 68% da população vivendo na área rural e densidade demográfica de 11,3 habitantes por quilômetro quadrado.

Até sexta-feira (11), o Paraná havia registrado 149.072 diagnósticos e 3.741 mortes provocadas pela Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Sesa chegou a confirmar um caso de coronavírus em Laranjal no dia 25 de julho. No entanto, em 1º de setembro, a secretaria transferiu o diagnóstico para Maringá, no norte do estado, por considerar o município de residência do paciente.
O último censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, apontou que Laranjal tem 6.360 habitantes, sendo que 4.329 vivem na zona rural.

A população total estimada para 2020 pelo IBGE é ainda menor, com 5.784 habitantes.

Atualmente, Laranjal tem um caso suspeito de Covid-19 e monitora quatro pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura. Desde o início da pandemia, 63 exames apontaram resultado negativo para Covid-19.

Medidas adotadas

Laranjal não tem hospital, mas conta com duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Uma delas, localizada no interior da cidade, foi fechada por causa da pandemia.

A prefeitura informou que optou por concentrar os atendimentos na unidade que fica no Centro da cidade.

Em caso de necessidade, os pacientes são transferidos para o hospital de Pitanga, que é a cidade vizinha.

Atualmente, as aulas seguem suspensas na rede municipal de ensino. Por outro lado, o comércio já foi reaberto.

Nos casos de moradores que tiveram contato com alguém que testou positivo para a doença, a Saúde está orientando isolamento domiciliar e realiza o exame em pacientes que apresentaram sintomas gripais.