sábado, julho 18, 2020

UFFS Campus Laranjeiras do Sul - Projeto de extensão promove capacitação para agricultores familiares

Na última semana, o projeto de extensão “Gestão coletiva em associação de pequenos produtores da agricultura familiar”, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos, promoveu capacitação para agricultores familiares integrantes da Associação Resistência Camponesa.

O projeto, que visa apoiar a produção de alimentos saudáveis e fortalecer os pequenos produtores da agricultura familiar, é coordenador pelo professor Luiz Carlos de Freitas e conta com a colaboração da professora do curso de Engenharia de Alimentos Eduarda Molardi Bainy na área técnica de produção de alimentos.

Para o treinamento, os camponeses improvisaram uma sala audiovisual em um barracão da Associação, e o coordenador do projeto realizou a transmissão de vídeos, elaborados pelo curso de Engenharia de Alimentos, com orientações e cuidados com a higiene, manuseio e manipulação de alimentos, especialmente, sobre as medidas preventivas para evitar a transmissão do coronavírus entre os trabalhadores e para garantir a segurança dos alimentos. A participação dos agricultores no treinamento seguiu as recomendações sobre a prevenção da Covid-19.

Um dos vídeos reproduzidos foi "Conversa em tempos de coronavírus: cuidados na produção de alimentos em pequenas propriedades rurais", elaborado especificamente para o treinamento e que pode ser utilizado livremente para outras iniciativas com pequenos produtores de alimentos. Além desse, também foram exibidos vídeos com orientações sobre o uso correto das máscaras de proteção, elaborados pela professora Cátia Francisco, entre outros. 

A capacitação também possibilitou responder questões como: O vírus é transmitido por alimentos? Por que me preocupar? O que pode ser feito para reduzir a chance de contaminação? Quais cuidados preciso ter com alimentos e outros produtos do mercado? Qual é a forma adequada de usar a máscara? Quais cuidados os manipuladores de alimentos devem ter com o uso da máscara? Como higienizar os alimentos e embalagens de forma correta?.

Confira a playlist com 14 vídeos que podem ser utilizados livremente para capacitação de manipuladores de alimentos. Os vídeos foram produzidos pelo curso de Engenharia de Alimentos para a iniciativa Contribuições da Engenharia de Alimentos no combate à Covid-19, promovida pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFFS. 

Confira os vídeos usados na capacitação:
1) Conversa em tempos de coronavírus: cuidados na produção de alimentos em pequenas propriedades rurais; 
2) Como usar a máscara de forma adequada?;
3) Uso de máscara por manipuladores de alimentos e proteção à Covid-19; 
4) Higienização e conservação de frutas e hortaliças durante pandemia;
5) Procedimentos de higienização de alimentos e cuidados no mercado durante pandemia de Covid-19.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em: https://bit.ly/360LCiz