sexta-feira, junho 12, 2020

Recorde em Paranaguá - Mega navio receberá 103 mil toneladas de soja

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná. Serão 103 mil toneladas do derivado. Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 m de comprimento e 45 m de largura.

O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação. As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais). Esse é o maior navio graneleiro já recebido no complexo até hoje.

“Tanto o volume, quanto o tamanho do navio, que vamos operar atestam a nossa capacidade operacional. Uma ação desse porte exige trabalhadores portuários qualificados, praticagem experiente e capacidade de infraestrutura, terrestre e marítima”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O mega navio veio do porto de Xangai, na China . Geralmente, os navios que carregam os graneis têm 5 ou 7 porões. Este tem nove porões para receber e transportar todo o farelo que começa a ser carregado.