quinta-feira, junho 11, 2020

Guaraniaçu - Comitê Gestor do combate ao Coronavirus se reúne com representantes de funerárias

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 esteve reunido com representantes das funerárias para sanar dúvidas sobre o plano de contingência no que se refere a óbitos por coronavírus ou suspeitos.

Uma das decisões tomadas é que a partir de agora, até o final da pandemia a Capela Mortuária estará disponível para velórios de no maximo quatro horas no horário que compreende entre as cinco da manhã até as dezoito horas.

Dra. Soraya, coordenadora do COE, também falou sobre a determinação de suspender o consumo de alimentos durante os velórios, sendo permitido apenas água em copos descartáveis.

Quanto aos procedimentos a serem adotados no caso de morte de paciente em casa com sintomas gripais, o serviço de saúde deverá ser comunicado imediatamente, um médico irá até o local atestar o óbito, o município fará a cedência de sacos apropriados para colocar corpos com a Covid-19, uma profissional capacitada da Secretaria Municipal de Saúde fará esse trabalho e posteriormente o corpo já embalado, de acordo com protocolo da Organização Mundial de Saúde, deverá ser colocado no caixão, devidamente lacrado para ser conduzido para velório, o qual deverá ser realizado o mais rápido possível e com presença apenas de familiares mais próximos.

Ainda foram reiteradas todas as exigências quanto ao uso de máscara, evitar aglomeração, manter o distanciamento e disponibilizar álcool em gel 70% durante os velórios.

Estiveram presentes à reunião com representantes das funerárias, além da Dra. Soraya, o Sargento Saraiva, comandante da Defesa Civil, Adriana Arguelho e Michele Tonkiel, representantes da Vigilância em Saúde.