quarta-feira, maio 13, 2020

Deputada Cristina Silvestri volta a cobrar boletim online para mulheres vítimas de violência doméstica

A procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada estadual Cristina Silvestri, voltou a cobrar nesta semana o Governo do Estado sobre o atendimento de demandas apresentadas pela Procuradoria que atendem a causa feminina durante a pandemia. Um dos pedidos diz respeito a liberação do boletim de ocorrência online para mulheres vítimas de violência, exceto casos de violência sexual. Outro diz respeito a divulgação periódica dos casos de violência registrados no Estado durante a pandemia. Ambos os pedidos receberam o apoio total da bancada feminina da Alep.

“São dois pedidos importantes para o combate à violência doméstica na pandemia. Ambos foram apresentados no mês passado à Secretaria de Segurança e nós precisamos de um retorno rápido e positivo sobre isso porque as medidas de enfrentamento precisam ser adequadas agora, enquanto o problema acontece”, explica a parlamentar.

A pressa mencionada por Cristina vem de encontro, principalmente, ao problema de subnotificações de casos de violência doméstica que estão ocorrendo no Paraná. Um relatório recente da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), solicitado pela Procuradoria da Mulher, revelou que houve uma queda de 22% nos registros de violência no Estado, comparando os meses de março e abril de 2019 e de 2020. Essa diminuição, entretanto, não representa uma queda dos números de violência.

“As mulheres estão mais próximas dos agressores, passando mais tempo com eles. Então é claro que o número de denúncias ia diminuir. Simplesmente porque elas não estão tendo como denunciar. Nossas ações hoje precisam ocorrer de uma forma que venham a facilitar para mulheres as formas de buscar ajuda”, complementou, lembrando que o boletim de ocorrência online vem de encontro a esta demanda.

Mulheres vítimas de violência que procurarem ajuda e não receberem o devido atendimento, podem acionar a Procuradoria da Mulher da Assembleia por WhatsApp (41 99229-2311), e-mail (procuradoriadamulher@assembleia.pr.leg.br) ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).

OUTRAS DEMANDAS

Nesta semana, Cristina Silvestri também cobrou do Estado respostas à requerimentos que atendem a população na área da saúde e, também, na parte econômica. Um dos pedidos diz respeito a higienizações dos entornos de hospitais e unidades de saúde pela Sanepar para ajudar na prevenção ao coronavírus. Outro, é sobre a inclusão de máscaras caseiras na cesta básica e um terceiro diz respeito a distribuição do auxílio emergencial do Estado para família vulneráveis.