quinta-feira, abril 02, 2020

Vereador Gurtat chama a atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

         Neste dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo levar informação à população em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) a fim de reduzir a discriminação contra os indivíduos que apresentam o transtorno. O vereador Júnior Gurtat chamou a atenção para a data destacando as políticas públicas realizadas em Laranjeiras do Sul visando garantir os direitos da pessoa autista.

Carteirinha 

 O Autismo apresenta-se de diversas maneiras, sendo caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos. Nesse sentido Júnior Gurtat apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que garante a confecção e distribuição da carteirinha do autista no município. O documento garante a identificação rápida e assertiva da pessoa com TEA, visando priorizar o atendimento em serviços públicos e privados.

Lei de Políticas Públicas 

 Além da carteirinha, o Legislativo Municipal aprovou uma lei, também de autoria de Gurtat que institui em Laranjeiras do Sul a política dos direitos da pessoa com TEA. Entre as diretrizes da lei há garantias de participação da comunidade na formulação de políticas públicas específicas, a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com o transtorno, o atendimento multiprofissional, o acesso à medicamentos e alimentação adequada, o estímulo no mercado de trabalho e ao incentivo à formação e à capacitação de profissional especializado no atendimento à pessoa com o transtorno.

Placas de identificação 

 Outra ação do Poder Público, realizada por­ solicitação do vereador Gurtat é a instalação gradual de placas com o símbolo Mundial do Transtorno do Espectro Autista visando atendimento prioritário em estabelecimentos, especialmente hospitais e postos de saúde, além da pinturas nos estacionamentos garantindo vaga preferencial próximo aos prédios públicos e comércio. “São pequenas ações que visam melhorar a vida de quem precisa. É necessário ainda o aprofundamento dos esforços para superar as barreiras, por isso a importância deste 2 de abril. Não deixaremos a data passar em branco, uma vez que ela informa a população e busca reduzir a discriminação e o preconceito”, concluiu Gurtat.