quinta-feira, abril 30, 2020

Vacina contra COVID-19 pode estar pronta até Dezembro, Diz Pfizer

A farmacêutica Pfizer anunciou que uma vacina eficaz contra a covid-19 pode estar pronta até o final de 2020 para uso emergencial nos Estados Unidos. A produção em larga escala, disponibilizando-a para o público em geral, dependeria da aprovação do produto em testes de segurança.

De acordo com o CEO da Pfizer Albert Bourla, os testes da nova vacina já tiveram início na Alemanha. O passo seguinte é a realização de testes no território norte-americano, a partir da próxima semana, caso as autoridades reguladoras locais permitam. Ele informou ainda que os resultados devem sair já no mês de maio.

Essa potencial vacina contra o novo coronavírus está sendo desenvolvida pela Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech. Intitulado BNT162, o composto baseado em mRNA (RNA mensageiro) foi aplicado em 12 participantes de um estudo clínico no último dia 23.

Há ainda a previsão de aplicação de doses que variam de 1 a 100 microgramas em 200 voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 55 anos, para testar a eficiência e a segurança da imunização. Nos Estados Unidos, os testes dependem de liberação da agência reguladora Food and Drug Association (FDA).

Produção em massa

Caso os testes com a vacina BNT162 sejam bem-sucedidos, a distribuição do composto imunizante para uso emergencial poderia acontecer no próximo outono nos EUA, entre os meses de setembro e novembro, conforme Bourla. Já a autorização para uso geral ocorreria até o final de dezembro, com o fornecimento de milhões de doses ainda em 2020.

A Pfizer e a BioNTech estimam que há potencial para aumentar rapidamente a capacidade de produção para centenas de milhões de doses em 2021, dependendo do sucesso técnico do programa de desenvolvimento e da aprovação das autoridades de saúde. (Com TecMundo)