domingo, abril 26, 2020

Sesa não confirma primeiro óbito por Covid-19 em Guarapuava

Falecimento de paciente, comunicado pela Prefeitura Municipal na última quarta-feira (22), não teve diagnóstico da doença confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado
Guarapuava permanece sem óbitos em decorrência do novo coronavírus. As informações são da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado) que, em nota, afirmou que “todas as informações oficiais do Paraná são divulgadas diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde” e sobre o número de óbitos por Covid-19 em Guarapuava informou que “permanece a informação dos informes epidemiológicos”.

No último boletim oficial divulgado pela Sesa nesta quinta-feira (23), Guarapuava aponta um total de 3 casos confirmados e nenhum óbito.

Nesta quarta-feira (22) o Executivo Municipal anunciou o caso como sendo o primeiro óbito em decorrência da doença no município mesmo sem o respaldo do exame realizado no Lacen (Laboratório Central do Estado). Segundo a prefeitura, a confirmação do diagnóstico pelo Lacen era esperada para esta quinta-feira.

O paciente, um homem de 68 anos, possuía um quadro clínico que envolvia diabetes, problemas cardíacos e insuficiência renal. Ele deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo no último domingo (19) vindo a falecer nesta terça-feira (21). Conforme histórico, ele não esteve em regiões afetadas pelas zonas de transmissão recentemente.

A Prefeitura, ao confirmar o óbito em decorrência de Covid-19, estava apoiada apenas em resultados de exames rápidos feitos pelo Hospital e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os informes epidemiológicos oficias da Sesa podem ser conferidos aqui.

O boletim oficial publicado nesta sexta-feira (24) também não aponta óbitos em Guarapuava.