quinta-feira, abril 02, 2020

Paciente de Verê fala sobre recuperação após o coronavírus

O paciente de Verê que recebeu o resultado positivo para o novo coronavírus segunda-feira, 30, é considerado curado e está bem, em sua casa, no município de Araucária. Leandro Rodrigues tem 37 anos, é empresário e natural de Verê, onde seus pais residem e onde ele estava quando manifestou os primeiros sintomas da Covid-19.

Ele contou que fez um cruzeiro pela América do Sul de 8 a 14 de março e no navio havia 3.700 passageiros e 1.700 tripulantes, o que justifica sua fala em um áudio disseminado em redes sociais, dizendo que teve contato com muitas pessoas. Leandro foi criticado porque estaria “espalhando” o vírus. “No áudio que eu falo que tive contato com muitas pessoas, sim, são mais de 5 mil pessoas. Nisso tudo, eu passei por aeroportos, rodoviárias, então eu tive contato com muita gente. Isso não significa que eu tive contato com várias pessoas de Verê, não. Assim que eu cheguei, tive os sintomas e já fiquei no isolamento.”

Leandro começou a sentir os sintomas no dia 15. “No meu caso, foi apenas uma dor de cabeça normal, eu já tinha essa dor de cabeça quase diariamente, então não achei que era tanto. Dali a pouco começou a doer o corpo, dores musculares, uma moleza no corpo todo e um pouquinho de tosse seca. Aí eu resolvi procurar o atendimento médico.” Dia 19, ele procurou a UPA de Francisco Beltrão, onde relatou os sintomas e fez a coleta do exame.

Paciente está curado, mas família fica em quarentena

A enfermeira Gabriella Carletto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Verê, confirmou ontem, por meio de um vídeo divulgado à imprensa, que Leandro Rodrigues, diagnosticado com coronavírus, está curado e, portanto, liberado do isolamento domiciliar e poderá voltar às suas atividades normais, porém, deve seguir as recomendações de cuidados básicos repassadas para toda a população.