segunda-feira, abril 27, 2020

Juiz eleitoral considera sobre possíveis mudanças nas datas das eleições

A possibilidade de mudanças nas datas das eleições deste ano, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, vão muito além do calendário, considera o juiz eleitoral da Comarca de Palmas, Eduardo Resseti Pinheiro Marques Vianna.

Em entrevista à uma radio local  na última semana, apontou são diversos os aspectos a serem analisados, como mudanças na Constituição, o que deverá envolver uma ampla articulação política, algo que não tem condições de ser realizado nesse momento, em um cenário de pandemia.

Cita ainda os gastos já efetuados para a organização das eleições neste ano e mais o que deveria ser gasto em caso de mudanças significativas, como a prorrogação dos atuais mandatos e a realização de eleições unificadas em 2022, o que dificultaria ainda mais os trabalhos, dado o número de cargos em disputa, o número de candidatos, a distribuição da propaganda eleitoral, entre outros aspectos.

Ainda sobre a possibilidade de prorrogação de mandatos, avalia que de um lado a situação pode favorecer quem já está no poder, mas haverá a pressão daqueles que estão em busca da disputar cargos eletivos.