sexta-feira, abril 24, 2020

Em Guarapuava, profissionais da Saúde passarão por testes rápidos da Covid-19

A saúde física e psicológica de quem está na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 também é prioridade em Guarapuava. Por isso, os profissionais da saúde, além de receberem atendimento e acompanhamento psicológico através do serviço de 0800 disponibilizado pela Secretaria de Saúde, agora, passarão por exames de testes rápidos de Covid-19.

Em reunião com a equipe do município, os coordenadores das três emergências e das 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde) foram orientados sobre a realização dos testes, que fazem parte da remessa enviada pela SESA (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná). São 800 kits, direcionados somente para funcionários que atuam nas unidades de saúde e de pronto atendimento.

“Faremos testes nos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19, realizando o exame em todos aqueles que tiveram contato com pacientes suspeitos há pelo menos 7 dias”, destacou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Como funciona o teste rápido para detectar coronavírus?

Os testes rápidos são feitos a partir de uma amostra de sangue do paciente, que pode ser colhida de duas formas: por punção digital com lanceta ou pela coleta de sangue a partir de uma veia. 

O teste consiste em detectar a presença de determinados anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. 

Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que o paciente está protegido de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.