quinta-feira, abril 02, 2020

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO Autismo: Diagnóstico precoce combina com eficiência no tratamento

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — , data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 — e quer divulgar informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA), que atinge mais de 2 milhões de brasileiros e 70 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a ONU.

O que é autismo?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação e a interação social da criança e ocorre em diferentes graus: dos mais leves, sem comprometimento da fala e da inteligência, aos mais graves, com grande comprometimento da fala, das relações interpessoais e da autonomia pessoal. A cor do autismo é azul porque, para quatro meninos com o transtorno, uma menina apresenta o TEA.

Os sintomas costumam aparecer antes dos 3 anos de idade e é possível diagnosticar o TEA no primeiro ano de vida, partindo da observação do desenvolvimento da criança, como atraso para sorrir, desinteresse pela face humana, olhar não sustentado ou ausente, irritabilidade quando ninado, pouca ou nenhuma vocalização, distúrbios de sono, entre outros comportamentos.

Quando detectado qualquer atraso, a estimulação precoce é regra, pois o período inicial do desenvolvimento infantil é a época em que o cérebro é altamente trabalhável e a intervenção precoce tem grande potencial de impedir a manifestação completa do transtorno do espectro autista, oportunizando melhor desenvolvimento cognitivo e adaptativo da criança.