quarta-feira, abril 29, 2020

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Laranjeiras do Sul

A segunda etapa de vacinação contra a gripe segue em Laranjeiras do Sul. A vacina está à disposição em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Conforme o calendário do Ministério da Saúde, estão sendo imunizados neste momento portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, mediante apresentação de documento comprobatório da profissão.

Os portadores de doenças crônicas devem levar laudo médico ou receita do medicamento de uso contínuo, com data de até 90 dias nas receitas. Vale lembrar que idosos e profissionais de saúde que não foram vacinados na etapa anterior também podem se imunizar agora. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, durante a aplicação das vacinas será observado o distanciamento social e principalmente vai ser evitado a aglomeração de pessoas.

Nesta etapa, o Ministério da Saúde especificou as categorias de doenças crônicas que devem garantir a prevenção com a vacina, sendo elas: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas e neurológicas crônicas. Outras condições clínicas também são citadas como diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Em Laranjeiras do Sul, na primeira etapa da campanha, onde o público alvo era os idosos e trabalhadores da saúde, os índices de cobertura vacinal foi de 96,95% e 81,83%, respectivamente. No caso dos trabalhadores da saúde, a meta era vacinar 545 servidores. Foram vacinados 446, um índice de cobertura vacinal de 81,83%. Já os idosos, a meta era vacinar 3.509 e foram vacinados 3.402, com uma cobertura vacinal de 96,95%.

Em relação aos demais grupos prioritários, a meta em Laranjeiras do Sul é vacinar 11.705 pessoas. Até o momento foram aplicadas 5.010 doses, um índice de cobertura vacinal de 42,80%.