quinta-feira, abril 30, 2020

ATENÇÃO - Rio Leão não tem MAIS ÁGUA e Laranjeiras do Sul corre risco de racionamento e rodízio

O Rio Leão e o Arroio Simões em Laranjeiras do Sul , está com nível crítico ...
A Sanepar informa que, devido à estiagem que ocorre no Paraná, uma das mais intensas das últimas décadas, o nível de água de rios e poços em todo o Estado está sendo muito afetado. Em algumas Regiões já há municípios onde foi necessário implantar sistema de rodízio.

Assim, o Rio Leão e o Arroio Simões, mananciais de abastecimento do município de Laranjeiras do Sul está com níveis bastante críticos, quase sem vazão. 

RISCO DE RODÍZIO

A Sanepar pede que os moradores da cidade faça uso restrito da água. Há possibilidade de implantação de rodízios em Laranjeiras do Sul caso a estiagem se mantenha e não ocorram chuvas significativas nas próximas semanas. 

USO INTELIGENTE

O uso consciente e racional da água, neste momento, é imprescindível. De acordo com a Sanepar, a água tratada deve ser utilizada, prioritariamente, para alimentação e higiene. A empresa pede que a população não use água tratada para lavar pisos, carros, calçadas, telhados. Além disso, reutilize a água de lavagem das roupas para lavar pisos e tapetes. E a água de enxágue das roupas para regar jardins e plantas. A Sanepar também orienta que a população adie a lavagem de itens como cortinas e cobertores.