terça-feira, março 03, 2020

Laranjeiras do Sul - Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua até dia 13 de março

Está chegando ao fim a campanha de vacinação contra o sarampo e quem ainda não se imunizou deve se apressar. Até 13 de março as doses da vacina estão disponíveis para o público de 5 a 59 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pessoas incluídas nesta faixa etária precisam comparecer nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) para que seja feita a leitura da carteirinha e verificação sobre a dose de sarampo. Dentre o público mencionado, pessoas de 20 a 29 anos devem comparecer nas Unidades de Saúde independente do histórico vacinal, pois precisam receber uma dose extra da vacina.

O Paraná já 875 casos de Sarampo. Em Laranjeiras do Sul nenhum caso da doença foi registrado. Até o momento 1.288 doses foram aplicadas, envolvendo o público alvo de 5 a 59 anos. O sarampo era uma doença erradicada no Brasil. Devido a imigração de pessoas não-imunizadas, voltou a aparecer. É uma doença infecciosa grave. É transmitida pelas vias respiratórias, como tosse, fala e mesmo respiração próxima a outras pessoas. Hoje, a única maneira de evita-la é com a vacina tríplice viral - que também protege contra rubéola e caxumba – e que faz parte do calendário nacional de vacinação.

DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É transmitida por um vírus por meio da fala, tosse, espirro e respiração. O sarampo pode levar a complicações como meningite, encefalite, pneumonia.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.