quarta-feira, fevereiro 12, 2020

No Paraná, Procon atende um consumidor a cada seis minutos

A cada seis minutos, um consumidor procura o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) em busca de ajuda ou simplesmente de informações sobre seus direitos. 

É o que aponta levantamento feito pelo Bem Paraná com base em informações que constam no sistema “Procon-PR em Números”, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Entre 2015 e 2019, um período de cinco anos, o Procon-PR realizou 448.888 atendimentos. Apenas em 2019 foram 83.870 atendimentos, o que aponta para uma redução de 6,6% na comparação com o ano anterior, quando o órgão recebeu 89.789 demandas de consumidores. Essa redução, no entanto, não significa que o Procon esteja tendo menos trabalho do que em anos anteriores e nem mesmo é encarado como algo negativo pelo órgão, conforme explica Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.