quinta-feira, janeiro 16, 2020

UFFS Campus Laranjeiras do Sul passa a ofertar Graduação em Ciências Sociais



A partir deste ano, estudantes de Laranjeiras do Sul e região têm mais duas opções na hora de escolher uma Graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais.

Os cursos ofertados no Campus Laranjeiras do Sul terão suas primeiras turmas de estudantes no primeiro semestre de 2020, através do ingresso no processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.1.

As Graduações em Ciências Sociais ofertarão 60 vagas anuais em turno noturno, sendo 30 vagas para o bacharelado e 30 vagas para a licenciatura e, assim como os demais cursos da UFFS, são totalmente gratuitos.

O coordenador dos cursos, Felipe Mattos Monteiro, destaca que “os cursos são uma demanda antiga da região, principalmente, em função da constatação da falta de professores na Região Cantuquiriguaçu, formados em Ciências Sociais, para ministrarem sociologia no ensino básico. A necessidade do bacharelado também se ampara na necessidade da região em possuir profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento socioeconômico, na elaboração de projetos, atuando como consultor, assessor e pesquisador”.

No curso de Ciências Sociais, o acadêmico entrará em contato com o estudo de três ciências: a antropologia, a ciência política e a sociologia. Ou seja, ciências que têm como foco interpretar e explicar os processos e dinâmicas sociais.

Se você tem interesse em compreender, interpretar e explicar fenômenos sociais, políticos, históricos, culturais e econômicos, o curso de Ciências Sociais é o lugar onde será possível desenvolver de forma qualificada essas aptidões.

Inscrição SiSU 2020

O candidato pode se inscrever no SiSU em até duas opções de vaga e deve especificá-las em ordem de preferência. A inscrição deverá ser realizada no endereço eletrônico do Sisu (sisu.mec.gov.br).

O sistema indicará as notas de corte para cada curso, e o estudante poderá alterar as opções de curso de acordo com essa informação. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Cronograma do SiSU 2020

21/01 a 24/01 – Período de inscrições
28/01 – Resultado da chamada regular
29/01 a 04/02 – Prazo para participar da lista de espera
07/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições