quarta-feira, novembro 20, 2019

Laranjeiras do Sul - Alunos do Curso de Soldador recebem certificados

Acils e Senai capacitaram 80 pessoas
Nesta terça-feira (19), a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul – Acils, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, realizaram a entrega de certificados do Curso de Soldador.

“Foram quase dois meses de capacitação, hoje celebramos com a entrega dos certificados. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo que exige das pessoas a terem um aperfeiçoamento, isso é importante”, destacou Joel Santos, diretor comercial do Senai.

Unidades Móveis

O projeto ‘O Senai onde você está’ novo conceito do Sistema Fiep que leva educação profissional de qualidade para atender demandas pontuais em localidades onde não há unidade fixa. Em local predeterminado, é instalada uma estrutura criando um ambiente de ensino flexível. Em Laranjeiras do Sul foram e estão em funcionamento as Unidades Móveis, que são carretas semirreboques (customizadas), onde estão alocados os equipamentos e mobiliários necessários ao treinamento de pessoas em determinadas ocupações. As Unidades Móveis foram projetadas para ter uma sala de aula para apoio no desenvolvimento da teoria, assim como um ambiente propício para o desenvolvimento das situações de aprendizagem de uma determinada ocupação. Joel ressalta que dentro das unidades móveis existem equipamentos que não existem na unidade do Senai em Guarapuava. “As máquinas de solda que foram usadas em Laranjeiras são de última geração, voltadas para a indústria 4.0 que ainda não temos nas unidades fixas”, disse.

Parceria forte

Uma das turmas que realizaram o Curso de Soldador, assim como uma das turmas que está em treinamento no curso de Elétrica Predial, foram subsidiadas pela Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Ação Social com dedicação da secretária Eliza e empenho do prefeito Berto Silva.

Eliza Gemelli da Silva, Secretária de Assistência Social, destaca que o maior investimento é a profissionalização, em pessoas, economia familiar, trabalho, carteira assinada. “Ouvi depoimentos que nos fazem ter certeza que estamos no caminho certo