quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Caixa d’agua vai contribuir em atividades das escolas em Porto Santana


Em parceria com a Companhia ENGIE Brasil Energia, Secretaria de Agricultura e Governo Municipal de Porto Barreiro, foi entregue na manhã desta terça-feira (05) em Porto Santana, uma Caixa D’água de 5 mil Litros. O objetivo é coletar as águas de chuva para uso externo do Colégio Estadual e da Escola Municipal Padre Antônio Galo.

Com isso, haverá uma redução significativa no uso da água encanada, que é monitorada pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Porto Barreiro.

A caixa será instalada de forma adequada e a captação acontecerá através de uma calha que, posteriormente utilizado para lavar calçadas, paredes entre outros espaços de ambas as escolas, conhecida como cisterna.

Também conhecida como algibe, é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. É uma das melhores alternativas quando o assunto é economizar água.

Muitas cisternas são enterradas para evitar a incidência de luz solar e, por conseguinte, a proliferação de algas e outros micro-organismos. Entretanto, existem modelos de cisternas que não necessitam ser enterradas, diminuindo o custo da obra.

Vale lembrar que é necessário a instalação de filtros junto as cisternas para que não haja riscos de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário