quinta-feira, outubro 31, 2019

Cesar Filho participa de mesa redonda sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, na Unicentro

  O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, participou de uma mesa redonda na VI Siepe (Semana de Integração Ensino Pesquisa e Extensão), promovida pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que debateu o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, ao lado de reitores de universidades estaduais do Paraná e do Paraguai, e ainda com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. A partir da troca de experiência entre dirigentes, gestor público e pesquisadores, o prefeito destacou o potencial guarapuavano para a pesquisa e a importância do engajamento da academia para a consolidação do ambiente inovador em Guarapuava. "Vivemos um momento excepcional em Guarapuava e minha principal contribuição nessa discussão é para que não desperdicemos oportunidades. Em um encontro como o de hoje selamos diálogo e parcerias. E com essa aproximação, vamos aproveitar a troca de experiência para trazer para nós uma oportunidade ímpar de fazer de Guarapuava uma protagonista no ambiente da pesquisa nacional. Nós só não seremos, se não acreditarmos em nosso potencial de criar, de pesquisar, de realizar. Temos todas as condições de assumirmos esse compromisso. Temos condições de ser destaque e reconhecidos no país inteiro", afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Durante o debate na mesa redonda, o prefeito Cesar Filho enfatizou ainda o poderoso papel que as instituições de pesquisa possuem como integradores nesse meio inovador que, em Guarapuava, possui ambientes favoráveis em construção, como o Instituto para Pesquisa do Câncer e o Centro de Inovação. 

"Nosso Centro, por exemplo, é uma estrutura privada, mas que depende essencialmente do ambiente acadêmico para o surgimento de iniciativas. Nosso Instituto do Câncer nasce com a vocação e missão de nos tornar referência. 

Podemos captar boas iniciativas de fora, com editais abertos, mas não é isso que vai criar nosso ecossistema verdadeiro. Precisamos criar aqui iniciativas que possam crescer conosco. Tenham certeza que a Prefeitura de Guarapuava, dentro de sua ínfima e pequena participação nesse processo, vai fazer tudo que for possível para ajudar, ciente da importância disso", concluiu Cesar.