segunda-feira, setembro 30, 2019

Vereadores Mirins de Laranjeiras do Sul escolhem membros da mesa diretora

Na última semana o Parlamento Jovem eleito para o ano de 2019 em Laranjeiras do Sul realizou a 1ª sessão ordinária da terceira edição do projeto. 

Durante o ato, com orientação do Consultor Legislativo da Câmara Municipal, Gilmar Zocche, os 13 vereadores mirins realizaram a eleição da mesa diretora e composição das comissões permanentes. Participaram do rito o vice-presidente do Legislativo, vereador Valdivino de Oliveira; o 1° Secretário, Júnior Gurtat e o 2° Secretário, João Aires.

Mesa - Por unanimidade os vereadores mirins decidiram que haveria eleição por cargos, não havendo chapas inscritas. Por 10 votos ficou eleita enquanto presidente a vereadora Ana Júlia Ribeiro de Souza, do Colégio Gildo Aluísio Schuck. Também compõe a mesa o vice-presidente João Pedro Bonini, da Escola Laranjeiras; tendo como 1ª Secretária Bruna Byczkovski, do SELS e 2ª Secretária Marlyn Demetrio, do Colégio Floriano Peixoto. Conforme Zocche, o principal critério estabelecido foi respeitar a representatividade das escolas, havendo na mesa diretora um membro por instituição. Além disso todos os jovens participarão de alguma comissão.

Comissões - Após o ato os vereadores mirins definiram a composição das mesmas. Constituição e Justiça (CCJ) será presidida por Aranay Santos Ribeiro, tendo por relator João Cattelan e secretária Isabela Provin. Finanças e Orçamentos ficou ao encargo de Marcos Becker, relator Wesley Alves Félix e secretário Herich dos Santos Freitas. A Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social será presidida por Tuizi Winshi de Morais, tendo por relator João Fernandes da Silva e secretário Marlyn Demetrio. Por fim, Kaoan Barreto presidirá a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, sendo relator o vereador mirim João Pedro Bonini e secretária Bruna Byczkovski.

Palestra - Na sequência Gilmar Zocche realizou uma palestra introdutória sobre as competências da Câmara Municipal, além dos atos administrativos e oficiais que conduzem os trabalhos na Casa. Entre as principais abordagem o Consultor Legislativo explicou o que é um projetos de lei, indicações de serviços e requerimentos. O jovens também entenderam as diferenças entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em suas três esferas, entre outras noções da área pública.