segunda-feira, setembro 30, 2019

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde entrega kits de escovação para alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Saúde começou pela Escola Florindo Pelizzari, no CAIC, a entrega de kits de higiene bucal para os alunos da rede municipal, que foram avaliados pelo Programa Minha Escola tem Saúde e que apresentaram alguma alteração. No total, serão entregues em torno de 1.200 kits.

A ação conta com palestra para os alunos sobre a importância da higiene bucal e da escovação, sobre a maneira correta de escovar os dentes bem como o uso correto do fio dental. Paralelo a palestra, cada criança recebe um kit composto por escova de dente, creme dental e fio dental. Os produtos deverão ser mantidos na escola para uso durante o período de aula.

A odontologia é uma das áreas atendidas e que tem por finalidade inserir ou mudar hábitos dos cuidados com a higiene bucal. A distribuição de um kit por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal. “Realizar a prevenção das doenças bucais é uma forma mais eficaz de promover a saúde, e as ações nos primeiros anos de vida escolar é fundamental, pois é justamente quando as crianças estão em fase de descoberta que elas aprendem melhor”, destacou o secretário de saúde Valdemir Scarpari.

A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes pode ser evitada com uma escovação adequada. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles “de leite” ou permanentes. “A escovação dentária quando bem-feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais”, concluiu Scarpari.