quarta-feira, setembro 11, 2019

Laranjeiras do Sul - Caps desenvolve ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Atividades visam melhorar o acesso das pessoas à rede de saúde mental com palestras em salas de espera das Unidades Básicas de Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, está promovendo uma série de atividades sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. A ação foi iniciada no dia 5 e segue até o dia 24 de setembro, integrando a programação alusiva ao Setembro Amarelo da Rede Municipal de Saúde. O tema que está sendo abordado nos encontros é “Valorizando a Vida”. A atividade do primeiro dia do evento foi no CAPS, com uma roda de conversa com usuários. Na sexta-feira, 6, a tarde foi reservada para os pacientes que são atendidos na Unidade Básica de Saúde do Água Verde.

“O objetivo das atividades é desmistificar a ideia de que não se deve discutir suicídio. Por isso vamos resgatar as falas e experiências de nossos usuários, pois pesquisas revelam que a maior parte dos casos e tentativas de suicídio são pessoas com transtornos mentais”, afirmou Taiane Franco Psicóloga do Caps.

Para encerrar a programação, no dia 24 de setembro, no Auditório do Centro da Juventude, acontece o “Encontro Macrorregional em Saúde Mental”. Na oportunidade, acontece a palestra com o Psiquiatra e Psicoterapeuta, Dr. Alexey Gonçalves, que abordará os seguintes temas: Linha guia para Saúde mental; Abordagens a saúde mental na Atenção Básica; Urgências e Emergências Psiquiátricas; Funcionamento do Raps e Manejo da ficha de referência e contra referência. A programação começa às 13h10 com atividades para Médicos e as 15h atividades para os profissionais da rede.