quinta-feira, agosto 29, 2019

FAMOSA BANDA na Polônia se apresenta em Virmond

A banda Wołosatki é formada por jovens estudantes da Universidade Politécnica de Kielce, na Polônia, irá se apresentar em Virmond no sábado (31/08), às 19h30. O evento será gratuito e acontecerá no Auditório Municipal.

A vinda do grupo foi possível graças a parceria com a Congregação Sociedade de Cristo, cujo Provincial é o Padre Kazimierz Długosz, Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro e Prefeitura Municipal de Virmond.

A banda vem ao Brasil pela segunda vez, sendo 2015 a primeira vez. Neste ano vieram em comemoração aos 150 anos da Imigração Polonesa ao Brasil, se apresentando em várias cidades do Paraná e Santa Catarina: Balsa Nova – PR (23/08); Brusque – SC (24 e 25/08); Papanduva – SC (26/08); Cruz Machado – PR (27/08); Foz do Iguaçu – PR (29/08); Quedas do Iguaçu – PR (30/08); Virmond – PR (31/08) e encerra em Curitiba – PR (01/09).

O conjunto toca músicas que são sucesso na Polônia, sendo oportunidade única para que nossa população conheça uma banda internacional e nos alegra muito mais ainda por ser do país de nossos antepassados e da cidade do patrono da Escola Municipal Henrique Krygier.

Durante a apresentação da Banda Wołosatki haverá venda de lembranças da Polônia.

História da Banda Wołosatki

O Conjunto vocal-instrumental Wołosatki, surgiu em 1974 por ocasião do I Festival da música turística e poesia cantada em Wołosaty, na faixa polonesa dos montes Bieszczady. A sede do grupo é a cidade de Kielce.

O nome do conjunto originou-se de um riozinho nos montes Bieszczady à margem do qual os escoteiros gostavam de acampar e, junto a uma fogueira, entoar suas cantigas.

A banda Wołosatki é conhecida em toda a Polônia e prioriza ações voltadas para os jovens, tais como, excursões para as montanhas, acampamentos em barracas e visitas a pontos turísticos e históricos do país, sempre acompanhadas de canções voltadas para o folclore e a tradição polonesa.