quarta-feira, 3 de julho de 2019

Vigilância Sanitária de Nova Laranjeiras desenvolve ações educativas de monitoramento de locais com possíveis riscos de febre amarela

O Departamento de Vigilância Sanitária do Municipio de Nova Laranjeiras , esteve na ultima semana trabalhando com ações educativas referentes ao monitoramento de locais de risco para febre amarela, orientando a população que se observarem a ocorrência da morte de primatas (sagüis, micos, macacos, bugios) devem comunicar a Secretaria Municipal de Saúde, para que a equipe de Vigilância Sanitária possa realizar os trabalhos de mapeamento dos locais e pesquisa.

 Alguns municípios do Paraná possuem casos confirmados, na região próxima a Curitiba, por isso, deve-se alertar e realizar o monitoramento, quando houver suspeita. Lembrando que os primatas não são vilões, pelo contrário, nos ajudam a perceber se o vírus esta circulando na região, permitindo que sejam tomadas as medidas de preventivas. 

Sendo abordados esses assuntos com os ACS, estes informam a população no momento da visita de rotina, permitindo um maior alcance do conhecimento aos munícipes casa a casa. Na ultima semana as palestras ocorreram com os ACS do PSF Rio da Prata (26/06/19), Xagu (27/06/19) e Guarani (28/06/19) e no inicio do mes de junho as palestras foram com os ACS Sede (03/06/19). 

Além do assunto sobre monitoramento de áreas de risco para Febre amarela, também foram trabalhados temas: Animais peçonhentos com enfoque para prevenção de acidentes com aracnídeos (animais se deslocam para as residências neste período). Foram entregues os kits para os Pit (Ponto de Informação Para Triatomíneos – Bicho-barbeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário