sábado, julho 27, 2019

UFPR divulga edital do vestibular 2019/2020; inscrições começam no dia 12

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR divulgou nesta sexta (26) o edital do vestibular 2019/2020 da UFPR. O documento, disponível AQUI, define as normas para o ingresso dos novos estudantes de graduação na universidade em 2020.

A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 27 de outubro. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 5 de novembro e as provas para os dias 24 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 25 de novembro (provas específicas, de habilidades específicas, entre outras segundo as especificidades de alguns cursos). O programa das provas já está disponível AQUI.

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 12 de agosto e vão até às 17h00 do dia 11 de setembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br). Aconselha-se a não deixar a inscrição para o último dia.

O custo da taxa de inscrição é de R$ 155,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado sua inscrição poderá fazer até às 17h00 do dia 14 de setembro, neste caso há uma taxa de R$ 35,00 (mais informações no edital). Também há essa opção para aqueles que queiram modificar a opção de cargo no Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Isenção

Têm direito a isenção da taxa de inscrição os estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – decreto nº 6.593, de 02/10/08. Neste caso o período para requerer o direito é de 12 a 21 de agosto.

Outro caso são os estudantes que comprovem ter renda familiar per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada – Lei 12.799/2013. O período para requerimento desta situação é de 12 a 28 de agosto.

Os candidatos devem observar atentamente as regras do edital para requisição de isenção, também é bom lembrar que nas situações que sejam necessárias comprovar a renda para ter direito a vaga, a comprovação deverá ser feita novamente de acordo com as regras estabelecidas pela UFPR.

A relação dos estudantes que tiverem o pedido de isenção aceito será disponibilizado no site do NC no dia 26 de agosto no caso dos estudantes que pedirem por meio do CadÚnico e 6 de setembro, para os outros casos.